terça-feira, 20 de abril de 2010

Francesco Albani

Francesco Albani ou Albano (17 de março ou 17 de agosto de 1578 - 4 de outubro de 1660) foi um pintor italiano do período barroco. Nascido em Bolonha em 1578, era filho de um negociante de seda que tencionava levar seu filho para o mesmo tipo de atividade, mas Francesco já aos doze anos começou como aprendiz em pintura, junto com Guido Reni, sob a orientação de Denis Calvert.

Apollo and Daphne, Musée du Louvre, Paris, France

Embora tenha ficado esquecido logo depois de sua morte, Francesco Albani atingiu considerável fama e prosperidade durante a vida. A maior parte de suas imagens são mitológicas, delicadamente equilibradas, inseridas numa paisagem bucólica. Albani foi redescoberto no século XX porque a sua forma de representar a natureza faz lembrar Poussin e Claude Lorrain.


Le Bain de Vénus, Galerie Borghèse, Rome

Sua admiração por antiguidade clássica é evidente nas séries que pintou sobre temas mitológicos, um gênero de pintura que, praticamente, foi estabelecido por ele, que usava a mitologia na tradição alegórica, como pretexto para pintar cenas às quais acrescentava ninfas e deusas, diante de iluminadas paisagens bucólicas.
Usando seu formato favorito de tondo ou oval, Albani induziu uma propensão para trabalhos alegres e serenos, que durou através de todo o século XVII.
 
Francesco Albani dit L'Albane (né le 17 août 1578 à Bologne, en Émilie-Romagne et mort dans la même ville le 4 octobre 1660) est un peintre italien baroque du XVIIe siècle, qui fut surnommé le « peintre des Grâces » ou encore « l'Anacréon de la peinture. »
Il a peint dans un style gracieux des compositions mythologiques ou allégoriques privilégiant les formats ronds ou ovales.

Adonis Led by Cupids to Venus, Musée du louvre, Paris, France

Son style classique léger, caractérisé par la présence de nymphes et de putti, jeunes angelots nus, souriants dans des paysages idéaux, inspira jusqu'aux peintres du XVIIIe siècle.

Albani (or Albano, Francesco) (1578–1660). Bolognese painter. After a period in the studio of Denys Calvaert and subsequently in the Carracci academy, he moved to Rome in about 1601 and for the next fifteen years worked mainly on fresco decorations, initially as an assistant to Annibale Carracci and Guido Reni, then winning important commissions of his own. By 1617 he had returned to Bologna, where he became one of the leading painters of the day and a notable teacher, his pupils including Cignani, Mola, and Sacchi. His later works were mainly altarpieces for local churches and small pictures (sometimes on copper) of allegorical or mythological subjects with prominent landscape backgrounds—very much in the ideal landscape tradition of Annibale Carracci and Domenichino. These charmingly light-hearted works were highly popular with collectors in the 18th century.

The annunciation, The State Hermitage Museum, St. Petersburg, Russia

Francesco Albani

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